DESPERTAR

Das 7hs às 8hs

 

Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. A partir das 6hs o corpo produz uma   hormona  que faz acordar, o cortisol.

Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol atinge a concentração máxima. Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé direito.

 

ATENÇÃO:

Voltar a dormir é um erro; por volta das 9hs o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam o sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.

 

 

PRAZER

Das 9hs às 10hs

 

A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.

 

TRABALHO

Das 10hs às 12hs

 

O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda as coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na sequência) está mais activa. Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para reflectir, discutir ideias e encontrar inspiração.

 

DESCANSO

Das 13hs às 14hs

 

A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente a digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

 

MOVIMENTO

Das 15hs às 16hs

 

A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os crono biologistas ainda não encontraram uma explicação para o facto.

 

RUSH

Das 18hs às 19hs

 

À partir das 18hs, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a actividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico - hora certa de mandar as crianças a fazerem a lição de casa por exemplo.

 

PILEQUE

Das 20hs às 21hs

 

Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos activas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

 

SONO

À partir das 20hs...

 

A melatonina (hormona  do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18hs. Mas é as 20hs que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente ideia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

 

REGENERAÇÃO

Das 21hs à 1hs

 

Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção da hormona do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Essa   hormona permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.